Tesouro direto disparando nas últimas semanas…

| 14 de maio de 2012 | 61 Comentários

Pois é… como dizemos há algum tempo, o movimento de baixa nos juros deveria elevar bastante a rentabilidade do tesouro direto. E foi exatamente o que aconteceu nos últimos tempos: há títulos do tesouro direto que apresentaram, nos últimos 12 meses, rentabilidade típica de renda variável. Mas o pequeno investidor deve estar se perguntando, com razão: o que vai acontecer daqui pra frente?

Recapitulando: por que os títulos do tesouro direto subiram tanto nos últimos meses?

Como já falamos algumas vezes aqui no blog, a rentabilidade dos títulos do tesouro direto não é linear. Há meses em que os títulos disparam, e há meses em que a rentabilidade é negativa. Esse parece ser um contrasenso: afinal, o investimento em títulos do tesouro nacional não deveria ser o maior exemplo do que se chama de “renda fixa”? Se é assim, por que tanta instabilidade?

Por um simples motivo: quando a Selic sobe ou desce bruscamente, como tem ocorrido com a queda da taxa nos últimos meses, o mercado passa a incorporar no preço dos títulos a nova taxa de juros. O preço atual já embute os juros a serem pagos no futuro: se os juros caem, o preço sobe; se os juros sobem, o preço cai. Esse efeito é ainda mais drástico nos títulos do tesouro direto de longo prazo, que são mais sensíveis a esses movimentos do que os títulos de curto prazo.

Para entender esse aspecto, pense no seguinte: digamos que eu pegue um empréstimo de R$ 1.000 com você e diga que vou te pagar o empréstimo a uma taxa de juros anual de 15% ao ano. Isso significa dizer que em um ano, eu vou te pagar R$ 150 de juros – ou seja, em um ano eu deveria te devolver R$ 1.150,00 (os R$ 1.000 do capital emprestado mais R$ 150 de juros).

Mas nosso empréstimo tem um probleminha: como eu sou uma pessoa que recorre muito a empréstimos e tenho uma vida financeira meio caótica, o mercado às vezes confia mais ou menos em mim. Quando ele confia mais, os juros dos meus empréstimos caem; e quando ele confia menos, os juros sobem. Digamos que o empréstimo tenha vencimento em 4 anos. Nas condições iniciais, eu teria que pagar R$ 1.749,01 ao final desse período, a uma taxa anual de 15%.

Mas digamos que os juros, no meio do caminho, caíram para 10% ao ano. Como meu contrato com você já foi firmado, eu não posso alterá-lo. Em 4 anos, eu pagarei os mesmos R$ 1.749,01 (e nem um centavo a menos!) que foram prometidos. Mas, se eu fosse pegar um novo empréstimo para outra pessoa, e prometesse pagar a ela R$ 1.749,01 em 4 anos, isso significaria que eu poderia pegar mais dinheiro emprestado com ela. Como a taxa de juros é menor, eu posso tomar mais dinheiro emprestado. A 10% ao ano, eu poderia pegar exatos R$ 1.194,60. Se você quiser pagar para mim o valor que eu emprestei, é exatamente esta a quantia que deveria me devolver – afinal, é a partir dela que, com base nos juros de hoje, eu receberia o valor originalmente prometido (os R$ 1.749,01).  Em outras palavras, porque os juros caíram de 15% para 10%, os R$ 1.000,00 tiveram uma incrível alta de 19,46%.

E esse efeito é ainda maior quando os prazos do título do tesouro direto são mais alongados. Continuando no exemplo: se ao invés de 4 anos, o empréstimo tivesse o prazo de 10 anos, eu receberia R$ 4.045,56 ao final do período. Com uma queda dos juros para 10%, os R$ 1.000,00 passariam a valer R$ 1.559,74. Claro, se o efeito contrário acontecer, a queda é proporcional à subida. Se os juros estivessem em 10% e subissem para 15%, R$ 1.559,74 se transformariam em R$ 1.000,00 da noite para o dia.

É justamente por isso que o tesouro direto disparou nos últimos meses – a Selic despencou de 12,25% para 9,00% entre junho de 2011 e maio de 2012. Em 11 meses, uma queda de 26,53% nos juros – que gerou uma rentabilidade absurda nos títulos do tesouro direto:

tesouro direto

Como você pode ver, nos títulos de prazo mais longo houve uma disparada absurda nos últimos meses. Em apenas 30 dias, a NTN-B Principal disparou 19,87% (no ano, 34,36% e em 12 meses, 47,65%). Progressivamente, os títulos com vencimento mais alongado têm rentabilidade maior do que os de vencimento mais curto. A exceção, aqui, são as LFT, que têm rentabilidade linear, conforme a taxa Selic. Mas os demais títulos apresentaram forte rentabilidade.

Foi o que me motivou a trocar, em meados de abril, meus títulos NTN-B Principal com vencimento em 2015 pelos de vencimento em 2035. Como o governo estava sinalizando com novas quedas bruscas (como efetivamente ocorreu), eu entendi que era o momento de especular com os títulos do tesouro direto, e fiz a troca – o que se mostrou bastante lucrativo nas últimas semanas.

Mas não pretendo ficar muito tempo com esses títulos em minhas mãos. Vou ficar com eles até que haja sinalização de que os juros irão se estabilizar. Depois, provavelmente devo vendê-los, já que não acredito que os juros permanecerão em patamar muito mais baixo do que o atual por muito tempo – até porque acredito que a inflação começará a apertar o passo quando a economia mundial começar a se recuperar com mais vigor, e o governo terá que fazer uma escolha: ou aumenta os juros, ou admite ficar com inflação mais alta. Espero que ele não opte pela segunda alternativa, como nossos hermanos argentinos.

O que fazer daqui para frente com os títulos do tesouro direto?

Essa pergunta depende do seu perfil de investimento. De minha parte, como os juros presentes ainda são relativamente atrativos, acredito que é uma boa aposta ficar investido com os títulos de prazo mais longo (ao menos por enquanto). Mas, como os juros futuros acabam sendo embutidos nos preços presentes, é possível que, com novas quedas na taxa Selic eu considere que talvez seja hora de deixar os títulos de lado, se encontrar mais atratividade em outras modalidades de investimento.

Mas reconheço que, para a maioria das pessoas, talvez ainda faça sentido permanecer com os títulos investidos para um prazo mais longo – especialmente, os investidores que não estão acostumados a acompanhar o noticiário econômico. Afinal, a taxa de juros atual ainda é relativamente boa e o investidor pode conseguir realizar parte de seus objetivos financeiros mantendo seus recursos aplicados. E especular com os títulos do tesouro direto também tem seus riscos.

PS: Esse texto não significa recomendação de compra ou venda de qualquer título do Tesouro Direto. Indiquei apenas o que eu fiz, o que não significa recomendação de estratégia. O atual momento é delicado e de muita volatilidade. O investidor é o único responsável por suas decisões financeiras.

Powered by Subscribers Magnet

Você gostou do post? Que tal compartilhá-lo com seus amigos?
Compartilhe!

Tags: , , ,

Categoria: Educação financeira

Sobre o Autor ()

Fábio Portela é investidor desde 2006 e disponibiliza neste site seus conhecimentos adquiridos ao longo do tempo, seja com sua experiência, seja por meio das leituras que fez ao longo dos anos. O autor é mestre em Direito Constitucional e em Filosofia pela UnB, e atualmente cursa doutorado em Direito Constitucional na mesma instituição.

Comentários (61)

Trackback URL | Feed de Comentários RSS

  1. investindoalp disse:

    Muito boas as explicações. Acredito que esses cortes na SELIC continuarão acontecendo por pelo menos 1 ou 2 anos, motivo pelo qual venho aumentando aos poucos minha exposição ao tesouro nacional, que hoje responde por aproximadamente 7% do meu patrimônio.

    Abraço$

  2. Julio Cesar disse:

    Fabio,

    Muito bom o artigo. Uma dúvida, há meses tenho títulos NTNB Principal que vencerão em 2035 e pude perceber essa subida drástica, enfim uma dúvida que me atormenta: Eu penso no longo prazo e não pretendo de forma alguma resgatar esses títulos até o prazo final. Estou certo nesse ponto ou posso ser penalizado caso a Selic volte a subir? O que sugere?

  3. Cramulhão disse:

    Bela explanação,Fábio.

    Caso a Selic continue caindo até 8%,não seria bom continuar investido nas NTN-B.Parece que o COPOM,esta preferindo um pouco mais de inflação ao invés de cortar juros.Nossa Dilma disse que quer os juros em patamares mundiais.

    Abraço.

  4. leandro disse:

    esta em tempo de comprar titulos do governo para pegar esta tendencia ou não?

  5. Helder disse:

    Oi Fábio,

    Achei seu artigo ótimo, venho acompanhando os seus artigos sobre TD e fiquei com uma dúvida no final deste artigo…

    Caso na reunião do final deste mês, o COPOM corte a taxa Selic em 0,25% ou até 0,50% a tendência é que o NTNB Principal de 2035 aumente o preço ou diminua o preço? Fiquei com dúvida nesta parte…

    Como eles mudaram a regra da caderneta de poupança… será que isso não sinaliza um novo corte?

    • Fábio Portela disse:

      Helder,

      Havendo novo corte, a rentabilidade dos títulos tende a aumentar. Concordo contigo, o governo tem sinalizado que a Selic deve ser ainda mais baixa.

      • Helder disse:

        Ei Fábio,

        Tirei a dúvida contigo sobre o provável corte da taxa de juros da SELIC no dia 15/05. O corte realmente aconteceu como todo mundo achava que ia acontecer… mas os NTNB parecem não estar se comportando normalmente como o normal… às vezes tenho a impressão de que o preço do título está sendo manipulado! Até que ponto a lei geral da oferta e demanda afeta o preço destes títulos? Ontem no site da UOL vi que o governo soltou uma notícia de melhorias no TD reduzindo a quantidade mínima de compra de 20% para 10% contanto que o valor não seja menor que R$ 30,00. Você acredita que os preços estão sofrendo uma interferência de alguma força externa, talvez a crise na europa?

  6. Sandro Rusten disse:

    Boa tarde Fábio.

    A NTN-B com vencimento em 2035 pode deixar de ser negociada pelo tesouro direto?
    Se isso acontecer, quem comprou tem que carregar até o vencimento?

    Obrigado,

    Sandro.

    • Breno disse:

      Poder pode, embora ache improvavel.

      Se acontecer provavelmente sera igual as NTNCs – nao eh possivel compra-las mais, mas as vendas acontecem normalmente juntamente com os outros titulos.

      se a sua preocupação é ter q carregar os titulos pra sempre, diria que o risco é quase 0 de não haver recompra semanall.

  7. Fernando disse:

    Estou apostando que a SELIC vai cair a 8%. A pessoas que digam que irá a 7%, mas com a inflação aumentando o governo deve dar uma freiada na redução das taxas de juros. O negócio é ficar acompanhando os relatórios economicos e dependendo das decições e tendências do governo, a estratégia deve ser mudada.

  8. gustavo disse:

    Prezado Fábio,

    Parabéns pelo blog. Você escreve de forma muito clara.

    Pergunto a você: tenho aplicação em CDBDI do Banco do Brasil e ando meu decepcionado com a rentabilidade, mesmo que meus depósitos sejam de 100 e 98% do DI. Serio caso de migrar essa aplicaçao para o Tesouro Direto??

    Abraços,

    Gustavo

  9. Armando Castelhano disse:

    Prezado Portela,

    Volto à carga neste assunto porque, segundo meu entendimento, o lucro (assim como o prejuízo quando a situação é a oposta) é meramente contábil. O que a maioria do seus leitores gostaria de saber, creio, é como, em termos práticos, transformar um lucro contábil em efetivo e palpável ganho de capital. Você afirma que resolveu aproveitar a maré e especular com as NTN-B. Acho que caberia uma explicação didática sobre isso.

    Obrigado e um abraço.

    Armando.

    • Fábio Portela disse:

      Armando,

      Resolvi fazer isso pessoalmente, porque acredito que o momento é favorável. A tese é a seguinte: enquanto o governo estiver diminuindo os juros, os ganhos nesses títulos tendem a ser substanciais. Então, pretendo mantê-los até que o Copom sinalize a estabilidade (embora possa ocorrer de eu decidir mantê-los em minha posse após… terei que ver as circunstâncias de então). Mas isso não é uma recomendação a que ninguém faça isso, até porque tem seus riscos. Pode ser, por exemplo, que o Copom decida começar a subir os juros logo, e eu comece a perder dinheiro. Enfim… é isso.

      Abraços,
      Fábio

  10. Luiz Henrique disse:

    Fábio, fiquei com uma dúvida. Quando se compra, por exemplo, NTN Principal/2015, a taxa pode ser 5,3%aa + IPCA. Supondo um IPCA constante de 6%aa de 2012 até 2015, mais 5,3%aa de 2012 até 2015, teríamos ao final (na hipótese do título ter sido comprado em 01/01/2012 e vencimento em 31/12/2015) 45,2% (fiz as contas rapidamente considerando juros simples só explicar a dúvida). Considerando que as quedas da SELIC aumentam a rentabilidade, conforme vc explicou, há possibilidade da rentabilidade ser maior que 45,2% no vencimento? Ou essas altas serão compensadas por quedas futuras e no final a taxa será 45,2% mesmo? Será que fui claro? Desde já agradeço. Inté

  11. Carlos disse:

    Fábio já acompanho seu site a bastante tempo. Esta de parabéns (tenho certeza que já falaram isto varias vezes… mais elogiar nunca é de mais!!)estou montando um site também a bastante tempo, gostaria de saber, se não for abuso de mais, quem montou o seu site, pois estou batendo cabeça e já estou bem desanimado!!

    Peço desculpa caso meu pedido seja importuno!!(é o desespero!!), caso ache que não cabe tal pergunta, fique a vontade(é logico) para não responder!!

    Continuarei a achar você e seu site o melhor sobre investimento!!(sério!!)

    Desde já agradeço,

    Muitas Felicidades.

    Carlos Eduardo.

    Email:caedtb@gmail.com

    • Fábio Portela disse:

      Carlos,

      Quem montou meu site fui eu mesmo. A plataforma é WordPress… não é tão difícil de fazer, se você tiver boa vontade de fazer.
      Fico grato pelos elogios!!!

      Qualquer dúvida, mande um e-mail (fabio@opequenoinvestidor.com.br)

      Abraços,
      Fäbio

  12. Mauricio Bins disse:

    Oi Fabio,

    O que acontece com os titulos publicos que deixam de ser negociados/re-comprados pelo tesouro direto? Devem ser carregados ate’ o vencimento?

    Obrigado,
    Mauricio

  13. Fábio, boa noite!
    Escrevi um post descrevendo como é possível lucrar 30%, 40% investindo em títulos públicos em épocas de tendência de queda na taxa de juros.

    http://investidorderisco.blogspot.com.br/2012/05/tesouro-direto-renda-variavel.html

    Abraços.

  14. jorge disse:

    FÁBIO PARABENS PELO SITE.
    SOU PEQUENO INVESTIDOR E LEIGO TOTALMENTE NO TEMA INVESTIMENTO E TENHO UMA DUVIDA SOBRE O QUE FAZER COM MEUS TITULOS DO TESOURO A MAIOR PARTE ESTÃO EM NTNB-PRINCIPAL 2015 70% E O RESTANTE SÃO LFT 2015 MAIS DE 365 DIAS APLICADOS. DEVO VENDER OS SELIC E COMPRAR NTNB-PRINCIPAL???
    OBRIGADO

    • Fábio Portela disse:

      Prezado Jorge,

      O objetivo do site não é o de determinar qualquer transação para o investidor, mas de orientá-lo. Leia os posts sobre tesouro direto e tire suas próprias conclusões.

      Abraços,
      Fábio

  15. Pedro Alberto disse:

    Agradeço as informações e parabenizo pelo blog.

    Apreciaria se pudesse responder a seguinte questão pertinente ao assunto:

    Para alguém que mantém atualmente recursos em um fundo Índice de Preços, baseado em NTN-B, e queira agora comprar os Títulos diretamente do Tesouro para maximizar a rentabilidade (NTN-B PRINCIPAL PARA 2035…) qual é, atualmente, o melhor momento que julgas para fazer isso?

    Pergunto isso porque algumas NTN-B PRINCIPAL já acumulam altas de grandes proporções no ano de 2012.

    Seria melhor esperar a alta dos juros do governo, prevista para 2013, para comprar as NTN-B PRINCIPAL 2035 e esperar um novo ciclo de baixa da SELIC?

    Att.,

    Pedro Alberto

  16. Leandro disse:

    Boa tarde Fábio,

    Quando uma pessoa vende um título NTNB-PRINCIPAL 2015 antes de seu vencimento, o Tesouro paga os juros proporcionais ao período em que fiquei com o título, certo? Recebo esses juros no momento da venda?
    Obrigado.

    • Fábio Portela disse:

      Leandro,
      Os juros da NTN-B Principal são incorporados ao valor do título. Ao vender antes do vencimento, você irá vender o título com base no valor de mercado dele (que já incorpora os juros pagos anteriormente).

      Atenciosamente,
      Fábio

  17. Francisco disse:

    Boa tarde Fábio e todos os leitores.

    Muito interessante o artigo, mesmo pq tenho posição em títulos do tesouro e estou observando de perto essa movimentação recente.

    Minha pergunta é: Ao negociar um título antes do vencimento, o valor pago pelo Tesouro é o PU atual, certo? No meu caso, em 1 ano, o PU valorizou cerca de 24%, portanto, acho um ótima oportunidade para me desfazer do título agora.

    Procurando sobre o assunto na internet, acabei me deparando com um site (não vou citar o nome pois não sei se fere alguma política aqui do blog), que oferece seus serviços no intuito de maximizar o retorno nos títulos do Tesouro. O serviço é um “mapa” com as transações a serem efetuadas em determinado perído de tempo para se desfazer dos títulos menos rentáveis e adquirir outros com melhor perspectiva.

    Pergunto se alguém se utiliza ou já utilizou esse tipo de serviço e se relamente é interessante, já que não tenho tempo (nem competência) para fazer a análise por conta própria.

    Forte abraço para todos e parabéns pelo conteúdo.

  18. Marcelo disse:

    Boa tarde a todos,
    Invisto em Fundos de investimento cuja carteira está baseada em NTN-B (índice de preços). Resolvi pesquisar sobre o assunto, e tirei a maior parte das minhas dúvidas neste blog. Parabéns e muito obrigado !

    Aproveito para perguntar: nos últimos 03 dias houve uma queda pontual bem expressiva nos fundos que os incorporam os NTN-B (cerca de 3 a 4%), prati camente zerando o ganho no mês que estava em torno de 4%. Saberia me explicar o porque? A tendência da SELIC continuaria a ser de queda, então pq a rentabilidade dos fundos atrelados a NTN-B caiu nesses últimos 03 dias? Tem a ver com a venda de doláres feita pelo governo para evitar uma subida maior do dólar?
    Abraço.

    • Marcelo disse:

      só para explicar melhor o fundo é o do Banco do Brasi (índice de capital) e semana passada caiu cerca de 3-4%…

      • Cramulhão disse:

        Na verdade,Marcelo,as NTNB deram essa caida devido à expectativa de inflação maior no futuro,com a alta do dólar e uma queda menor na taxa de juros.Uma ferramenta boa para voc^se basear,é na taxa do juro futuro.Quanto mais elevada essa taxa,menor a rentabilidade desse fundo e vice-versa.A tendência é com a queda dos juros,a remuneração melhorar.
        Eu tambem aplico no mesmo fundo ìndice de preços Estilo.

        • Marcelo disse:

          Obrigado, vou ficar de olho neste índice de juros futuro. Eu só perguntei aqui pq semana passada foi a primeira vez que vi uma queda forte neste fundo desde que apliquei a 1ª vez, há 6 meses atrás…

  19. Mateus Albuquerque disse:

    Quanto a esse fundo “Índice de Preços” e as NTN-Bs. Como vocês acham que será o comportamento nos próximos anos (2013/2014? Já da para dar uma estimada?

    Sei que os ganhos não vão se repetir, mas como serão?

  20. Marcelo disse:

    Alguém saberia me dizer algum site para acompanhar as taxas do índice de juros futuros on line?

  21. Lucas disse:

    A pergunta do Mateus me parece interessante. Qual a expectativa para os próximos anos? Dá pra dar um chute em %?

    • Marcelo disse:

      Acho q será maior que os fundos de RF normais…

      • Lucas disse:

        Concordo com você, mas quanto? Isso que tenho me perguntado

        • Cramulhão disse:

          Pessoal,o Fábio “é o cara” pra responder essas perguntas,mas como eu aplico fundo do BB índice Estilo,imagino que todos temos que abrir os olhos ,porque qualquer subida alta do dólar,somado com suspeita de inflação saindo da meta,indica juros futuros em apreciação.Essa mistura de fatôres,faz a quota diária negativar,sendo que o “filé’ do s ganhos talvez esteja acabando.Se os juros caírem mais ,melhor,mas há riscos.

          • Fábio Portela disse:

            De acordo. Mas talvez seja o caso de deixar pra vender no vencimento. De qualquer forma, há riscos de queda no rendimento também.

  22. Lucas disse:

    Fabio, Caramulhao, qual a opiniao de vcs

  23. Ivan disse:

    Caro Fábio,

    Sobre a NTN-B, relembro a crise de 2008 (subprime) que o governo ofereceu taxas elevadas + IPCA. Essas taxas foram oferecidas sem uma desvalorização do papel (não se tratava de flutuação diária “taxa sobe, preço cai”.

    Copiei a cotação:

    02/01/2008 7,55 R$1.560,10

    31/12/2008 8,24% R$ 1.616,56

    * A taxa elevou-se, e o preço do título também.

    A minha pergunta é, quem comprar em um momento de crise (exemplo da Grécia que se aproxima) com o Tesouro oferecendo uma taxa maior + IPCA, pode se beneficiar se vender antes do vencimento? Haveria uma rentabilidade maior caso se compactuasse com 8,24%, mesmo vendendo antecipadamente?

    Caso afirmativo, como saber quanto está valendo a preço de mercado para aquela determinada taxa de “8,24%”?

    Tentei a resposta no tesouro e não consegui. Agradeço se puder responder.

  24. leo disse:

    minha conta é simples

    tenho LTNs rendendo 12,x% a.a. e NTNBs rendendo 6,x%+IPCA

    estao bem acima da selic atual: logo, nao os vendo, e ficarei muito triste quando chegar o prazo final de devoluçao dos titulos.

    (pois ai, terei que escolher outros, que renderao bem menos)

  25. Marcelo disse:

    Alguém sabe onde encontrar a rentabilidade diária das NTNs? Pq no site do tesouro só dá a rentabilidade dos últimos 30 dias, não dá do dia anterior…

  26. Ivan disse:

    Marcelo, basta ver o percentual que variou com o valor de face para o do dia anterior.

    Fábio, agradeço se puder responder. Solicitaria também, embora sabendo que é difícil, dar um chute para até quando você acha que os juros irão baixar nos próximos anos.

    • Marcelo disse:

      Sim Ivan, mas já poderia ter uma tabela com a variação diária, assim como tem nos fundos do BB, para evitar de fazer um monte de cálculo to da hora para acompanhar todos os títulos do tesouro…Qto aos chutes, ouvi na Globo News ontem de um analista, que a Dilma tá querendo levar a 6%. E ela como sabemos não se abate muito com críticas…

  27. Ivan disse:

    Putis grila ! Acho que o objetivo do governo é promover a favelização em massa!

  28. Marcelo disse:

    Realmente está um pouco difícil de entender a lógica… Hje dia 31/05, os juros futuros caíram, a taxa selic caiu, mas o BB RF ind de preços caiu tb !!! Não segue a lógica que conhecemos com relação aos NTN – B. Saberia explicar Fábio?

    • Fábio Portela disse:

      Marcelo,

      Acho que a lógica aqui foi especulativa mesmo… talvez o mercado esteja convencido de que os juros não poderão permanecer em patamares tão baixos por muito tempo.

      • Marcelo disse:

        Concordo, mas se fosse esse o caso, os juros futuros não deveriam subir ao invés de cair?
        E por conta do que estamos vendo, vc acha que está chegando a hora de sacar os nossos valores aplicados?

        • Cramulhão disse:

          Em verdade,as NTNBs da sua aplicação ,são com vencimento em janeiro de 2013,porque as de vencimento em mais longa data,tiveram queda.
          Esse fundo desvalorizou-se pois os juros de janeiro de 2013 tiveram apreciação.

  29. Cramulhão disse:

    Há riscos de uma mudança nos “pensadores do Copom” resolverem diminuir ou até mesmo pararem de reduzir os juros.Eu acompanhei tanto os pronunciamentos do Mantega que resolvi comprar meu carro zero uma semana antes da redução do IPI.Sabe o que aconteceu?Na saída da concessionária,liguei o rádio do meu “zerinho” e o cara estava baixando o IPI,naquela hora.
    Conclusão:Se você ler os jornais e vêr muita tv,cuidado com a expectativa dos juros,pois quem aposta muito na queda,pode se dar mal.Cuidado com aplicações atreladas nas NTNBs.
    Dr. Fábio,concorda que tá na hora de se desfazer?

    • Fábio Portela disse:

      Estou pensando no que fazer ainda. Vou esperar mais um pouco… mas por ora a tendência é me desfazer de um pouco das minhas NTN-B e investir em outro ativo. E aí é que entra o problema: que ativo escolher?

      • Cramulhão disse:

        Penso que se na Europa as coisas vão de mal a pior,onde até mesmo corrida bancária está sendo prevista,com a Grécia saindo e a Espanha indo ser a próxima,o bom mesmo é investir em dólar.
        Nossa Dilma disse que quer mante-lo na faixa dos 2 reais mas se a crise apertar, ninguém segura a cotação.Vai pra 2,40 ou mais;é o “vôo pra segurança”.Dia 16 de junho,Ibovespa vai entrar em parafuso:-7%.

  30. Elmer disse:

    Olá… mas o que está a acontecendo? Se a tendencia de queda de Juros a NTNB principal de 2035 tenderia a se valorizar, eu comprei quando estava 830,00 a um mes e hoje está 716,00 ( caiu de 763 pela manhã até 716 agora a noite)! Não deu a lógica? Alguém saberia explicar as razões disso? E principalmente as perspectivas?..claro que sei que em 2035 terei tudo de volta..mas já pensou, ter que mexer em 5 anos? Que renda fixa é essa que cai mais que a bolsa? Todas as apostas eram em valorização..não entendi…

  31. Fábio,

    Muito interessante os seus artigos. Parabéns!

    Neste cenário de especulação envolvendo Tesouro Direto não seria interessante uma análise dos custos fixos envolvidos na compra, já que vendendo e comprando outro título estes custos incidem novamente? Outra questão a ser considerada na conta é a troca de um imposto de renda mais caro de curto prazo de até 22,5% por um baixo no longo prazo de até 15%. Na troca você perde também este benefício.

    Seria muito interessante se você pudesse fazer um artigo comparando, em cenários hipotéticos, quando valeria a pena e quando não valeria trocar de papéis no Tesouro Direto, considerando estes custos fixos, o imposto de renda e a expectativa de juros futuro.

  32. Anaid disse:

    Fabio

    Tenho LFT’s com vencimento em 2017 que estão se desvalorizando devido à queda da SELIC.
    Penso em vendê-los para adquirir outro tipo de título antes que a perda seja maior. Você acha que seria recomendável ou há chance desse quadro se reverter?
    Obrigada.

  33. Servulo disse:

    Quais as melhores opções no Tesouro Direto para quem é muito conservador?

  34. Marcelo disse:

    A NTN-F com vencimento em 2023 está valorizando bastante, acredito que é o título que mais está valorizando no momento. É um pré-fixado.

  35. DIEGO disse:

    Fábio Portelaeu tenho R$ 50.000,00 Reais,e eu queria investir na NTN-B com vencimento para 2025,isso é fururo eu é muito ariscado,a e as taxas que tem que ser pagas e anual ou todo mês.

  36. Alexandre Barbieri disse:

    Fabio,

    O que acontece com os títulos publicos que deixam de ser negociados?
    Quando eles deixam de ser negociados?
    Como ficam os meus rendimentos nos casos de NTN-B (cupom de juros) e NTN-B Principal? Eles deixam de existir, e eu ganho somente o que foi contratado no inicio? Deixo de ganhar com a valorização do preço dos títulos que tive até aqui?

    Apliquei há dois anos em algumas NTN-B e NTN-B Principal e nesse periodo com a queda da Selic subiu muito, mas os juros iniciais que contratei no inicio cairam de forma inversamente proporcional à valorização dos títulos.

    Quando comprei, os titulos pagavam 6% + IPCA, e agora essa taxa ja caiu muito. Se ela chegar a 0, como fica?

    Espero que consiga me ajudar, não encontro essa resposta em lugar algum!

    Obrigado e parabéns pelo ótimo trabalho e serviço prestado aos novos investidores!!

  37. Alexandre Barbieri disse:

    Olá Fabio! Parabéns pelo ótimo serviço prestado aos pequenos e novos investidores!!

    Apliquei há dois anos em algumas NTN-B e NTN-B Principal e nesse periodo com a queda da Selic subiu muito, mas os juros iniciais que contratei no inicio cairam de forma inversamente proporcional à valorização dos títulos.

    Quando comprei, os titulos pagavam 6% + IPCA, e agora essa taxa ja caiu muito. Se ela chegar a 0, como fica?

    O que acontece com os títulos publicos que deixam de ser negociados?
    Quando eles deixam de ser negociados?
    Como ficam os meus rendimentos nos casos de NTN-B (cupom de juros) e NTN-B Principal? Eles deixam de existir, e eu ganho somente o que foi contratado no inicio? Deixo de ganhar com a valorização do preço dos títulos que tive até aqui?

    Espero que consiga me ajudar, não encontro essa resposta em lugar algum!

    Obrigado e parabéns pelo ótimo trabalho e serviço prestado aos novos investidores!!

Escreva sua resposta.


9 − = três

 Assine a newsletter e receba os artigos em seu e-mail