Onde investe o pequeno investidor (julho/2011)

11 de agosto de 201133 comentários

Caros leitores, nem sei se faz sentido eu postar aqui como andava minha carteira até o final de julho. Foram tantos os eventos posteriores que aconteceram e talvez haja uma perda de interesse pela rentabilidade que tenho obtido. Peço desculpas de antemão, já que estou passando por um período conturbado e, por isso, apenas pude publicar meus resultados hoje, quando já se passou 1/3 do mês. Espero poder ser mais rápido nos próximos meses. Mas vamos ao meu resultado em Julho!!

wpid-ishot-449-2011-08-11-00-00.jpg

Antes de prosseguir, esclareço a legenda da tabela: os ativos em azul representam as compras do mês de julho, ao passo que o ativo em vermelho é a venda do mês. Vendi todas as ações da CPFL energia, pelo fato de que ela havia se valorizado muito nos últimos meses – o que ocasionou uma queda substancial no seu Dividend Yield, que é o objetivo que tenho em meus investimentos em companhias do setor elétrico. Para que o leitor tenha uma ideia, o Dividend Yield dela está na faixa de 6,5% hoje, bem abaixo de outras empresas do setor. Vendi a ação a um preço de R$ 22,00, e obtive um lucro total na operação de 34,51% (incluindo os dividendos) em cerca de 2 anos e meio. Em substituição à CFPE3, comprei ações da CEMIG (CMIG3), que tem apresentado um Dividend Yield superior (cerca de 13%).

Utilizei parte do dinheiro da venda da CPFL para comprar ações do Banco do Brasil, da Coelce e da Eletropaulo (as duas últimas, para comprar empresas do setor elétrico). Comprei ações do Banco do Brasil porque considerava que, naquela oportunidade, o preço estava bastante atraente. O objetivo das operações foi comprar empresas que têm pago bons dividendos e que estejam sendo vendidas a um preço atraente.

Ao final de julho, meus investimentos em renda fixa (tesouro direto) compunham cerca de 29% de minha carteira. O percentual é superior ao do mês anterior graças às quedas do mercado de ações. E os resultados? Abaixo, segue uma tabela comparativa entre meus resultados e meu benchmark, que é o Ibovespa:

wpid-ishot-450-2011-08-11-00-00.jpg

Até Julho, minha carteira de ações tinha um resultado acumulado desde maio de 2008 (quando comecei a computar meus resultados) de 11,12%, ao passo que o Ibovespa estava negativo em 15,20%. Em 2011, minha carteira acumulava baixa de 9,70%, contra 15,92% do Ibovespa. E, no mês, minha carteira acumulava baixa de 3,91% contra uma queda de 7,21% do Ibovespa. Ou seja, em todos os períodos, minha carteira tem saído melhor do que o Ibovespa. Pode não ser um resultado tão extraordinário quanto o que o de muitos leitores (vocês são mais espertos do que eu, tenho certeza), mas estou satisfeito com minha estratégia.

No acumulado entre as ações e a renda fixa, os resultados são ainda melhores, o que demonstra que minha alocação de recursos tem tido bons resultados. No período de 2008 a 2011, a carteira teve uma rentabilidade de 20,13%, contra uma queda de 15,20% do Ibovespa no mesmo período. Ou seja, minha rentabilidade de 2008 até hoje foi superior ao mercado em 41,17%. Pode parecer pouco nesse contexto de crise, mas quando os bons ventos voltarem a soprar, tenho certeza de que, mantida essa diferença de performance, minha carteira será beneficiada. Em 2011, a carteira teve rentabilidade negativa em -5,8% (contra 15,92% do Ibovespa), e no mês, rentabilidade negativa em 2,50% contra uma queda maior do Ibovespa.

Mas essa é uma maratona. Demos mais um pequeníssimo passo rumo à independência financeira. Alguns podem achar uma maluquice que eu comemore uma performance de -2,5% no mês, mas o fato é que eu ganhei do mercado em quase 5%. E isso fará toda a diferença no futuro. Ainda não fiz os cálculos de agosto, e com certeza a carteira tem sofrido bastante, mas daqui a algumas semanas veremos se o padrão se repetirá.

Um abraço a todos, e desejo tranquilidade para passar por mais essa crise.

Você gostou do post? Então ajude o blog a crescer divulgando-o! Basta clicar em um dos botões abaixo:
Tags: , , , , ,

Arquivado em: Educação financeira
Tags:

Sobre o autor ()

Fábio Portela L. Almeida é mestre em direito constitucional e em filosofia pela UnB. Atualmente, é doutorando em direito pela mesma universidade. É autodidata no mundo dos investimentos e tem por objetivo compartilhar seus conhecimentos com qualquer pessoa que deseje aprender um pouco sobre como economizar e investir adequadamente seus recursos.

Comentários (33)

Trackback URL | Feed RSS do comentário

  1. Guimarães disse:

    Olá Fábio, recomendo dar uma olhada no ouro. O código na BM&F é OZ1D. Pode ser um ótimo ativo em um momento como o nosso.
    []s

    • Fábio Portela disse:

      Valeu, Guimarães!!

    • Carlos Ranna disse:

      Eu pessoalmente não vejo sentido em adquirir ouro em um momento como este. Se bem me lembro, ele valorizou 20% no ano, ou coisa do tipo (Posso estar errado, pq tô falando de memória).

      Ou seja, vc estaria comprando um ativo que se valorizou e pode ter pouco espaço para subir mais. A idéia é ir na outra direção e comprar ações, pois elas cairam e possuem muito espaço para subir…

      Só os meus 2 centavos aqui…

  2. Ronnie disse:

    Prezado Fábio,

    O acompanhamento de sua carteira tem me trazido excelentes benefícios no meu aprendizado sobre a estratégia B&H.

    Obrigado pela boa vontade por estar aqui nos demonstrando como ela funciona!

    Lendo e comparando a carteira atual com a anterior, fiquei com algumas dúvidas, que, acredito, vc saberá elucidar:

    1) A AMBEV, a BRSR e a SLED, aparentemente não sofreram nenhuma movimentação, mas os seus preços médios subiram. O que faz esse evento ocorrer para que eu possa incluir a noção desse cálculo em minha planilha que estou construindo à imagem da sua?

    2) Já a COCE e a ELPL tb tiveram seus preços médios elevados da última carteira pra atual, apesar de vc ter feito novas compras. O que influenciou esse aumento?

    3) Fábio Portela
    agosto 3, 2011 | 10:51:

    “Ontem mesmo vendi o restante das minhas ações da Usiminas, porque não acredito que a administração da empresa esteja sendo competente.”

    Então como a atual carteira reflete JULHO, a USIM5, salvo engano, como vc afirmou em artigo anterior, então somente encerrou sua posição no início de agosto, tudo bem. Mas na carteira anterior seu preço médio em USIM5 era de 18,30 e na carteira atual é de 11,96. Sendo assim, como devo refazer meus cálculos pra entender esse cálculo de preço médio corretamente? E essa venda da USIM5 com prejuízo, como devemos contabilizar na proxima carteira de AGOSTO?

    4) E sobre a venda com lucro de 34,51% (incluindo dividendos) da CPFE3, em dois anos e meio, salvo engano, o CDI rendeu em torno de 28,50% no mesmo período. Devo descontar esse custo de carregamento ou não em minha cópia de sua planilha?

    Por enquanto continuo aqui torcendo que esse bear aprofunde mais ainda e que as últimas altas não tenham passado de meros repiques. Porque como vc nos ensina: isso é a melhor coisa que pode acontecer ao jovem e pequeno investidor! Vamos torcer!

    Obrigado por tudo, mais uma vez.

    • Fábio Portela disse:

      Ronnie,

      As alterações de preço médio se devem ao fato de eu ter usado um programa diferente (antes eu estava usando um programa pro Mac que aparentemente estavam com algum problema). Agora, eu usei o MS Money, que acompanha as ações desde 2008 (comecei a usar o do Mac apenas esse ano). Embora eu tenha feito os ajustes no programa do Mac, ele está com algum bug que parece ter afetado as ações (imagine, tive que cadastrar todas as compras/vendas/dividenos e JSC de 2008 pra cá!). Acredito que o MS Money é mais confiável (a versão é a última, de 2007): fazendo a conta no braço, os cálculos bateram com o do Money, mas não com o do outro programa, do Mac (o iBank). As alterações ocorreram por causa disso. Isso é o que explica as alterações. Quanto à Usiminas, a transação entrará na contabilidade de agosto. Peço desculpas por isso!!

  3. Realmente, sua carteira apresenta bons resultados, apesar do momento em de crise que estamos passando!

    http://encontrodeinvestidoras.blogspot.com/

  4. Leonardo disse:

    Prezado Dr. Ronnie,

    queremos aprender contigo também.

    Como o senhor tem diversas “observações” e “dúvidas” sobre a estratégia do Fábio, afinal o que o senhor propugna como estratégia de investimento?

    Diga lá, professor!

  5. Guilherme disse:

    Olá, Fábio! Ótimos resultados, hein!?

    Parabéns pela carteira! As NTN-Bs Principal 2014 estão como um foguete nesse mês!

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

    • Fábio Portela disse:

      Pois é, as NTN-B Principal com vencimento em 2015 estão indo bem esse mês. Na média, acho que a rentabilidade das NTN-Bs devem convergir para a média do mercado.

      Abraços,
      Fábio

  6. Ronnie disse:

    Prezado Leonardo,

    Caso eu esteja equivocado, minhas mais profundas e sinceras desculpas.

    Mas essa sua postura é típica dos tais trolls quando querem provocar discussões e mal-entendidos em locais sérios de discussões e estudos sobre o mercado.

    Portanto não o alimentarei…

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Troll_%28internet%29

    • Fábio Portela disse:

      Ronnie,

      Gosto de algumas de suas intervenções – como críticas, ajudam a questionar meu próprio ponto de vista, e isso é algo que admiro bastante. Mas acho que entendo o ponto do Leonardo: e às vezes acho que algumas de suas intervenções, a pretexto de imparciais, poderiam se enquadrar no conceito de troll. Afinal, você muitas vezes apresenta críticas a pretexto de “entender meu ponto de vista”, mas nunca se expõe. Ser pedra é fácil, ser vidraça é que são elas! Mas só estou dizendo isso porque não gostei do modo pelo qual você falou a nosso leitor Leonardo: eu ser a vidraça tudo bem, já que escrevo o blog pra isso mesmo. Mas o Leo apresentou um ponto importante, e eu não considero como trollagem: até aqui, você não apontou como investe, nem em que acredita. Se desejar, pode usar esse espaço para apresentar seu ponto de vista – tanto nos comentários, quanto escrevendo um artigo pro blog. Nós também gostaríamos de aprender contigo!

    • Leonardo disse:

      Dr. Ronnie,

      quer dizer que o professor não tem nenhuma estratégia (dinheiro guardado?)?

      No meu entender tuas intervenções tem como pretexto questões técnicas – e, às vezes, tem razão em pegar algum erro do Fábio. Afinal, quem não erra? O professor também não erra? Mas o objetivo mediato é um só: destilar o teu recalque… Inveja pura e simples do Fábio. Satisfazer o teu Id de jogar pedras, como ele bem disse.

      Passe bem, professor.

      E quando tiver “dúvidas” e “observações”, já que não tem nada a ensinar a ninguém, faça um favor a todos: guarde-as para si. Simples.

    • dimarcinho disse:

      Esse Ronnie é um palhaço! Sem meias palavras mesmo.

      Sempre critica os artigos de forma sarcástica, com intuito de desvalorizar o seu texto ou invés de fazer alguma crítica construtiva.

      Não são necessários xingamentos ou coisas do tipo para ser um troll. Para bom entendedor, meia palavra bas.

      []s!

  7. Igor disse:

    Olá Fábio,

    Você justificou a venda das ações da CPFL devido a diminuição do dividend yield. Minha dúvida é: Independentemente deste índice, a empresa não continuaria pagando bons dividendos (em reais)?Se ela tem bons fundamentos, lucro crescente e o número de ações no mercado é o mesmo, os dividendos (em Reais) ainda seriam um bom negócio, certo? Qual seria o racioncício correto?

    Obrigado,

    Igor.

    • Fábio Portela disse:

      Igor, provavelmente sim: a empresa continuaria pagando bons dividendos. A questão é que meu objetivo com ela é receber dividendos, e o yield de outras empresas parecem mais atraentes no momento – ou seja, provavelmente elas me pagarão mais dinheiro do que a CPFL, no futuro – até porque as ações da empresa se valorizaram bastante nos últimos meses e, quanto maior o preço, menor o Yield.

      Abraços,
      Fábio

      • dimarcinho disse:

        Oi, Fábio! Neste ponto discordo de você.

        Seu intuito é receber os dividendos de forma absoluta ou relativa?

        Creio que o objetivo de todos é da forma absoluta.

        Uma ação que está pagando R$ 10 de R$ 100, tem DY 10%. Uma empresa que está pagando R$5 de R$100 tem DY 5%. Mas se a cotação da empresa cai para R$ 25, então o DY fica 20%, mas ainda paga menos por ações.

        Fora que a queda deve ser analisada.

        Talvez seja uma análise a ser feita quando irá se comprar pela primeira vez, mas pra realocação é necessário uma análise melhor do que apenas o DY, concorda?

        Enfim, esse é o meu ponto.

        []s

  8. Grande Fábio!

    Estou de olho na carteira do pequeno investidor! :)

    Sucesso nesta maratona rumo à liberdade financeira.

    Grande Abraço!

  9. Jailson disse:

    Fábio, se você me permite vou fazer as seguintes observações:

    – Seria interessante ter mais grana em renda fixa. Temos a melhor renda fixa do mundo! Podemos obter em torno de 13% bruto ao ano sem riscos. Ademais, se o mercado continuar caído é da renda fixa que tiramos o dinheiro para comprar as pechinchas. Provavelmente Fábio, como vc está muito comprado, não pode aproveitar muito as recentes quedas. No primeiro semestre eu estava com 30% em ações e 70% em renda fixa. Agora, nos últimos 15 dias, eu estou com 45% em ações e 55% em renda fixa e tenho condições de aumentar minha posição em ações se o mercado continuar caído.

    – Para mim tua carteira é muito diversificada. Acredito que 10 papéis seria o ideal. É possível acompanhar e conhecer melhor nossos investimentos. Uma carteira muito diversificada mostra uma certa insegurança em relação as empresas que estamos investindo.

    Se meu comentário serviu para alguma reflexão, ótimo. Caso contrário, fica para o debate dos colegas.
    Abraço, Jailson.

    • Fábio Portela disse:

      Valeu, Jailson! Mas minha carteira está mais pesada nas ações porque esse ano eu passei porque tive que tirar muito dinheiro para pagar por uma reforma. E como eu aposto mais no mercado de ações do que na renda fixa, preferi tirar o dinheiro da renda fixa. Realmente não estou aproveitando as atuais promoções como eu gostaria, mas estou tranquilo.

      Quanto à diversificação, acho que estou com uma carteira adequada. Infelizmente, não tenho o tempo para acompanhar todas as empresas em que tenho interesse como eu gostaria, e por causa disso prefiro diluir o risco com minha diversificação. Se eu tivesse tempo, provavelmente investirira em menos empresas.

      Obrigado pela contribuição!

      Abraços,
      Fábio

  10. Victor disse:

    Olá Fábio, tudo bom ?

    Eu estou começando e aprendendo bastante com teus posts !

    Eu pretendo investir na NTN-B Principal com vencimento em 2015, vc acha uma boa ideia fazer isso agora ?
    ou espero mais um pouco ?

    abraço

    • Fábio Portela disse:

      Victor,

      Não gosto de fazer timing com meus investimentos. O ideal é ir investindo aos poucos!

      Abraços,
      Fábio

  11. Sérgio disse:

    Olá Fábio,
    No caso das ações da CEMIG que você comprou, não é a CMIG4 que paga dividendos? Obrigado por compartilhar a sua experiência em investimentos conosco e boa sorte a todo mundo.

    • Fábio Portela disse:

      Ambas as ações (CMIG3 e CMIG4) pagam dividendos.

      Abraços,
      Fábio

  12. saimon disse:

    Boa noite fabio… voce nao teria como disponibilizar uma planilha de investimentos para que eu possa ter controle de minhas compras asim como voce as faz? mande para meu email ou se der disponibiliza um link no seu blog com a planilha (dica – faça uma copia da que voce usa mas apague todas as suas informacoes so deixando os calculos para que possamos usufruir e ter mais controle) isso seria de muita utilidade para todos nos investidores e leitores do seu blog, abraço!

    • Fábio Portela disse:

      Prezado Saimon,

      A planilha que eu uso é apenas uma transcrição dos resultados calculados pelo MS Money, um programa da Microsoft que faz os cálculos. Apenas transcrevo pra planilha pra deixar os dados mais amigáveis. Eu até havia elaborado uma planilha, mas ela estava muito complicada para ser de alguma utilidade para outras pessoas… tinha muita gambiarra e, por isso, não a disponibilizei.

      Abraços,
      Fábio

  13. Wallace Alves disse:

    Boa tarde a todos!!!

    Sou iniciante no mundo dos investimentos, e estou aproveitando o momento para comprar ações de algumas empresas onde analiso serem bons investimentos. grande parte do meu aprendizado tem sido extraido dos grandes blogs que tenho encontrado, como este e os indicados nesta página. Sei das dificuldades e do aprendizado que tenho que buscar continuamente. o motivo do meu manifesto é parabenizá-lo pelo blog e pelas excelentes analises dos fundamentos das empresas que faz, que são de importante valia. Parabéns pelo blog por compartilhar vossa experiência concosco. um grande abraço.

  14. Nélio disse:

    Fábio, você foi na ExpoMoney? Se sim, o que achou? Eu acho que ela continua da mesma maneira nos últimos 3 anos: em franca decadência…

    • Fábio Portela disse:

      Não fui não… estou enroladíssimo com minha mudança de casa e uma viagem que vou fazer semana que vem. Mas já ouvi falar que os eventos têm sido bem fraquinhos mesmo…

  15. Felix disse:

    Fábio,

    Sei que vc conhece o Décio Bazin,
    também lí o livro dele, e segundo o mesmo, a ação que sobe muito mas foi comprada pelos dividendos, não deve ser vendida nunca, pois, por mais que o yield caiu, vc vai receber um percentual menor sobre um valor de ativo muito maior, isso pode ser um sinal de reinvestimento dos lucros e crescimento de dividendos muito interessante para o futuro.

  16. Luis Augusto disse:

    O que o levou a escolher NTN-B Principal e não a NTN-B “normal”?
    Abraço!

    • Fábio Portela disse:

      Os juros compostos. A NTN-B principal incorpora os juros no valor das quotas, ao passo que a NTN-B “normal” deposita o valor a cada 6 meses.

  17. João disse:

    Fábio, você já está descontando as taxas nos cálculos?

    Seria possível calcular quanto você teria se só tivesse investido na poupança? Não sei onde li, mas a poupança bateu renda fixa nos últimos anos.

    Pergunto isto porque tem muito “esperto” que acha que aplicações financeiras são triviais, mas só sabe o quanto é difícil quem está dentro.

Comente

 Assine nossa newsletter 

Back to Top

SEO Powered By SEOPressor