Imóvel com valorização garantida?
Para desviar o foco da estabilização dos preços nos últimos meses, as empresas do setor imobiliário têm apelado pra tudo: carro e viagem pra Europa são “dados” de brinde, corretores de imóveis apresentando como pechincha planos de pagamento impagáveis, falta de esclarecimento sobre os juros embutidos nos financiamentos. É a farra do boi. Mas esses dias vi um anúncio que eu não poderia deixar de comentar aqui no blog: a construtora, em propaganda, anuncia a valorização do imóvel em 30% até a entrega das chaves.
Não acredita? Pois aqui está o anúncio que achei, navegando na internet (um banner em um site que eu estava visitando):

Curioso que sou, resolvi dar uma espiada no site. Cliquei no banner, e fui levado para a página do empreendimento, chamado “Residencial Esplanada”. Um pedacinho da página é este:

Se você observar bem, tanto na esquerda, acima, quanto no canto superior direito, antes do botão “Corretor Online”, há a expressão “Poder de Garantir” (o nome da empresa, mas que também induz o consumidor a pensar que se trata de uma garantia do anúncio). Mais embaixo, depois que se clica em uma alavanca de máquina caça níquel, aparece um pequeno texto, com os seguintes dizeres: “Pra que contar com a sorte? Invista no que é garantido”, com um convite para que o cliente fizesse uma visita ao empreendimento, com o anúncio de um brinde surpresa. Cliquei lá também, e apareceu uma tela com o seguinte texto:

Ou seja, a propaganda anunciada induz o leitor a pensar o seguinte: valorização do imóvel de 30% até a entrega das chaves, com financiamento direto (pela construtora) em até 120 meses. O cliente não precisa pagar nada durante a obra. Mais abaixo, as promessas continuam: “Só a maior incorporadora das Américas tem o poder de garantir a valorização do seu imóvel em 30% do valor de compra na entrega das chaves “, e “caso não ocorra a valorização devolvemos o seu dinheiro corrigido em 30%”.
Obviamente, cliquei no regulamento, que você pode acessar aqui.
E, lá, a coisa muda de figura: já na cláusula 2, limita-se a promoção aos 250 primeiros compradores, que assinarem o contrato entre 18/03/2011 e 01/05/2011.
A cláusula 3, por sua vez, especifica a promoção:
“3.) A PROMOÇÃO: “A PDG GARANTE A VALORIZAÇÃO DE 30% DO SEU PATRIMONIO”, consiste em:
3.1) Garantir a devolução de todos os valores pagos pelos adquirentes referente as parcelas do preço de aquisição, no período compreendido, entre a data de assinatura do Instrumento Particular de Promessa de Venda e Compra e Outras Avenças e a data de entrega das unidades caso a atualização do imóvel adquirido não atinja a valorização de 30% (trinta) por cento previstos nesta promoção;
a) Entende-se por valorização do seu patrimônio, a valorização do imóvel adquirido, no período entre a data de aquisição e a data de entrega da unidade, ou seja, é a variação positiva entre o valor de compra e o valor comercial do imóvel à época da entrega da unidade.
b) Para fins deste regulamento, o valor comercial do imóvel será apurado tendo-se por base o valor do metro quadrado do empreendimento no mês da aquisição e como valor de referência o valor médio do metro quadrado de empreendimentos com a mesma tipologia e na mesma região, de acordo com o índice mensal FipeZap publicado e divulgado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas em parceria com o ZAP Imóveis.
(…)
b.2) Ainda para fins deste regulamento, se o valor do imóvel não atingir a valorização garantida de 30% (trinta por cento) conforme apuração demonstrada nos itens anteriores, a EMPRESA PROMOTORA se compromete a devolver todas as quantias pagas pelo adquirente com relação ao valor de compra do imóvel, acrescido da remuneração correspondente.”
Separei só os itens que acredito serem relevantes, pra facilitar a compreensão do leitor.
A principal coisa que me saltou aos olhos diz respeito à garantia de valorização de 30% do patrimônio. O anúncio se aproveita de uma possível interpretação ambígua do consumidor: a garantia de valorização é do patrimônio investido ou o do patrimônio total?
A propaganda induz o leitor a pensar que o que é garantido é a valorização do valor do imóvel. Como já destaquei acima, a publicidade diz que a incorporadora “tem o poder de garantir a valorização do seu imóvel em 30% do valor de compra na entrega das chaves”. Ou seja, é razoável supor que a empresa garante a valorização do imóvel em 30%.
Exemplificando: se a leitura estiver correta, o investidor que adquiriu o imóvel por R$ 500.000, terá um imóvel que valerá, no momento da entrega das chaves, R$ 650.000. E se o investidor, nesse momento, quisesse passar o imóvel adiante, poderia vendê-lo por esse preço, pagar à incorporadora o preço combinado, e embolsar a diferença. R$ 150.000,00 ganhos “na boa”, sem qualquer dificuldade! Negócio da China, não é?
Seria, se a empresa de fato garantisse a valorização do patrimônio total.
Mas o que ela garante é a valorização do patrimônio investido. Para entender esse ponto, voltemos a nosso exemplo. Imagine que você dê uma entrada de R$ 50.000, não pague nenhuma parcela até a entrega das chaves e o imóvel custe os mesmos R$ 500.000,00.
O que a PDG Realty garante é apenas a valorização sobre o patrimônio que você investiu – 30% sobre os R$ 50.000,00, ou R$ 15.000,00 (e aí, você teria R$ 65.000 no bolso). Entendeu a diferença? Ao invés de pagar o que a primeira propaganda dá a entender – valorização de 30% sobre o valor do imóvel, a PDG Realty garante apenas os 30% sobre o que você pagou. Na ponta do lápis, a diferença entre as duas leituras da propaganda é de “apenas” R$ 135.000,00 (os R$ 150.000 da valorização supostamente garantida menos os R$ 15.000 da valorização efetivamente garantida no contrato).
Um forte abraço a todos! E, por favor, leiam o contrato antes de assiná-lo!
Arquivado em: Imóveis
Sobre o autor (Perfil do autor)
Fábio Portela L. Almeida é mestre em direito constitucional e em filosofia pela UnB. Atualmente, é doutorando em direito pela mesma universidade. É autodidata no mundo dos investimentos e tem por objetivo compartilhar seus conhecimentos com qualquer pessoa que deseje aprender um pouco sobre como economizar e investir adequadamente seus recursos.Comentários (55)
Trackback URL | Feed RSS do comentário
Sites que remetem a esse artigo
- Como vão as construtoras? : O pequeno investidor | 19 de outubro de 2011





Fala Fábio, tudo bem?
Pois é e tem gente que ainda cai no conto do vigário!
Forte abraço e parabéns por divulgar e mostrar para as pessoas o verdadeiro lado das negociações!!!
Fica com Deus!
Como querer valorização sobre a parte do apartamento que você não pagou? É claro que é proporcional ao montante pago, por isso é que é 30%, ou seja, proporção!! Se você quer uma valorização sobre 500 mil, tem que investir 500 mil, não dá pra pagar 50 e querer o retorno sobre mais 450 mil que você não pagou. Isto está implícito no conceito de ágio, saldo devedor e valorização.
Savio,
O problema é que a empresa garante 30% sobre a valorização do imóvel. É o que acontece, inclusive, com o pessoal que está ganhando dinheiro no ágio do apartamento. Se eu invisto R$ 10.000 em um imóvel que custa R$ 300.000,00, e o imóvel valoriza R$ 400.000,00, na hora que eu o vendo, embolsarei R$ 100.000,00 de lucro (a diferença entre o novo valor do imóvel e o preço de custo), tendo investido apenas R$ 10.000.00.
Isso é obvio… somente pessoas totalmente alienadas entenderiam a valorização no montante total do imóvel. Qualquer investidor por menor que seja sabe que a valorização incide no montante investido!
Não do jeito que foi anunciado, Zelande…
Basta imaginar uma pessoa que nunca investiu na bolsa de valores e que se aventura sem ter nenhum conhecimento jogando seu dinheirinho em terreno desconhecido. É lógico que não vai dar certo.
As pessoas devem buscar o conhecimento pelo menos do básico: Eu só ganho em cima do valor investido. Quem compra imóvel para investimento TEM que saber disso, é o mínimo.
Zelande,
Mas não é o que a propaganda dá a entender. E, nesse ponto, o Código de Defesa do Consumidor é bem claro: a propaganda tem que deixar claro o intuito do negócio proposto. Não é o caso.
Para mim, não importa o valor retornado mas a valorização, e essa valorização de 30% não é factível a nenhum negocio. Sai que é fria. Essa empresa nunca pagará essa valorização, seja do patrimônio investido seja do patrimônio total.
Parabéns, outro post muito bom Fábio.
Ontem num consultório estava lendo o Correio Brasiliense de 13.04, e
sobre esse assunto encontrei uma notícia totalmente “isenta e imparcial” (rs),
a qual também aponta valorização de 20% nos imóveis ainda em 2010. Queria saber
qual a fonte. Bem, repasso abaixo o link, e divirta-se também com os comentários
que colocaram no site:
“Mercado Imobiliário aquecido atrai até cinco novos profissionais por dia”
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2011/04/13/interna_cidadesdf,247593/mercado-imobiliario-aquecido-atrai-ate-cinco-novos-profissionais-por-dia.shtml
Curioso que acabei achando outra matéria, também do Correio Brasiliense, de quase um ano atrás falando maravilhas do mercado imobiliário do DF:
“Boom imobiliário torna o DF terra de corretores”
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2010/04/25/interna_cidadesdf,188534/index.shtml
Ou seja, TOMEM TODO O CUIDADO quando forem visitar stands de vendas, e mais ainda, SEJAM BASTANTE CRÍTICOS quanto ao que é publicado na mídia.
Abraços,
Samuel.
Sinistro isto
Isto que chamo de apelação
Abraço
Se a valorização de 30% até a entrega das chaves fosse garantida, a incorporadora ficava com o imóvel e depois vendia ela mesma, 30% mais caro!
Mas e se vc pagasse tudo de uma vez?
Nesse caso, ela teria que pagar tudo. Mas quantas pessoas têm condição de fazer isso? :-)
Era o que eu tava pensando aqui, hehe… O lance seria comprar à vista, tentar vender quando receber a chave, não conseguir, exigir da PDG os 30%, tomar calote, entrar na justiça, brigar por uns 10 anos e depois receber seus 30%, hahahaha!!!
Não é mais fácil arrumar outro investimento, Carlos? hehehe…
Tanto trabalho por 30%…
Assim você entrega nosso ouro de nós publicitários, mas agora falando serio, não se enganem com descontos 10 ou 20% em mercadorias, das duas uma ou são produtos prestes a sair de linha, ou normalmente o tal desconto só vai deixar o preço na média do mercado, tem imobiliária oferecendo Mercedez de brinde na garagem, não se engane, não tive acesso a tal promoção mas podem ter certeza ela está imbutida no preço, descontos verdadeiros existem, mas são bem raros.
Fica a dica quando lhe oferecerem um desconto não deixe de pesquisar mesmo assim pois pode ser uma pegadinha.
Isso é propaganda enganosa. Infelizmente o Brasil ainda está longe de se considerar um país transparente e honesto.
30% a.a. ou da data de assinatura do Contrato de Compra e Venda até a entrega do imóvel?
Da data de assinatura do contrato até a entrega…
Sinceramente acho isso um caso de polícia.
Fábio, vou citar um detalhe: Estive no stand desse empreendimento, o sinal gira em torno de R$ 15.000,00.
Desses 15 mil reais, ao menos a metade é referente as taxas de contrato e a corretagem, ou seja, na verdade o que entra no contrato como sinal para a construtora é uns 7 mil reais. Sendo assim, o título da propaganda deveria ser: “Pague uma taxa de 8 mil reais para investir 7 mil reais e daqui a 3 anos tenha 9.100 reais”… Resumo da ópera: quem ganha são apenas os corretores da Lopes Royal, para o comprador é prejuizo na certa!
Um bando de leigo dando palpite sem conhecimento!
Então nos ilustre com vosso conhecimento! Aguardaremos com toda a paciência do mundo…
E digo mais: vcs acham que a FIPE e o site ZAP vão divulgar o valor correto do metro quadrado? Duvido. Tem caroço nesse angú!
Olá Fabio!!
Estamos saindo dos trilhos, e o Brasil assim vai pro buraco.rs rs..
Sacanagem das construtoras fazerem um anúncio como este.
Na terça-feira passada escrevi um artigo em meu blog sobre um caso real de um amigo/parente ter feito um investimento equivocado em imóvel. Leiam: http://ow.ly/4AqQk
Interessante por quê é um história verdadeira, no qual a pessoa sem qualquer conhecimento compra um apto. com o intuito de investir, e está se dando mau.
Fabio, somos todos gratos pelas suas dicas. Eu posso garantir que não caio nesta pegadinha nunca.
Abraços.
Olá Fabio.
Acompanho o seu blog e gosto muito de seus posts, mas tenho que discordar de suas análises e dos colegas. Trabalho como consultor imobiliário e posso te garantir que não é nenhuma pegadinha.
Imagine que uma empresa incorporadora faça uma pesquisa regional sobre um determinado produto à venda no mercado local, nesse caso imóveis, então segundo as pesquisas, apontam o M2 do bairro em torno de R$5.000,00, sabendo disso a construtora lança o empreendimento R$3.900,00, 22% mais barato no m2, pois ainda está na planta, no decorrer da obra o valor vai aumentando pois o imóvel já está ficando pronto, até o dia da entrega. Isso não é mágica nem pegadinha, é apenas uma jogada da construtora para trabalhar com dinheiro de investidores que vão bancando grande parte da construção no decorrer da obra. Note
O problema é que o metro quadrado de R$3800,00(preço informado no Regulamento da promoção)já está acima do preço dos empreendimentos que estão sendo entregues. Em Taguatinga Centro, região mais valorizada do que a região do empreendimento objeto dessa discussão, pode-se verificar que a média de preço dos apartamentos novos está na faixa de R$3700,00 (WIMOVEIS). Sendo assim, sua teoria não se aplica.
Pegando um gancho no comentário do Luis: aconteceu exatamente isso com uma colega daqui do trabalho.
Em 2010, ela deu de entrada cerca de R$ 12.000,00 num apartamento na planta. Mais de um ano depois, preocupada com o aumento nas parcelas, resolveu verificar a evolução do saldo devedor. Para a surpresa dela, consta que somente R$ 7.000,00 da entrada foram utilizados para abater o valor do apartamento. Os outros R$ 5.000,00 foram direto para o bolso dos corretores.
Primeira sacanagem: se a construtora anuncia o apto por preço X, então que nesse preço estejam embutidos todos seus custos. Na prática, o preço foi X MAIS o percentual da corretagem, que óbvio, ninguém a avisou ou a alertou quando assinou o contrato !!!
Depois, ao questionar sobre o saldo devedor (que só crescia), a atendente no telefone informou “…não se preocupe, isso é a valorização do seu imóvel”. Eu quase caí da cadeira de rolar de rir.
Segunda sacanagem: Na verdade, o saldo devedor e as parcelas estão sendo corrigidas pelo ICC. Como o índice está em alta, o valor das parcelas sequer está cobrindo o valor dos juros, por isso o saldo devedor só cresce. Isso é algo que a atendente da construtora não deve ter nem idéia. No fim das contas, essa colega está pagando parcelas cada vez maiores somente para MANTER A DÍVIDA. Quando o imóvel for entregue, sabe Deus lá como ela vai conseguir financiar.
Por isso que já comentei em outros posts: tomem todo o cuidado ao comprar imóvel na planta com entrada e parcelas baixas. O risco de ficar com uma dívida impagável é muito grande !
Samuel.
Se as prestações que ela está pagamento não abatem o principal do capital mas apenas os juros ou, ainda, se não servem nem para abater os juros, o contrato é ilegal.
Essa ilegalidade, conhecida como capitalização por amortização negativa, já foi há muito reconhecida pelo STJ. Assim, penso ser o caso de ela litigar na justiça o quanto antes possível, pois, pela minha esperiência na área, o que a aguarda não é nada bom!!
Aquele abraço.
Djalma
Djalma,
Obrigado pelo comentário ! Não conhecia esse termo, vou falar com ela para verificar e ir atrás.
Agora, uma dúvida: isso é válido mesmo quando o contrato está atrelado a um índice variável como o ICC ?
A raiz do problema é que, pelo valor baixo das parcelas, ela só conseguiria abater juros e principal se o ICC estivesse em torno de 2 a 3% a.a. Como o índice está batendo na casa dos 6 a 7% a.a., a coisa está ficando inviável. E pelo que percebo, muita gente caiu nessa armadilha. Quando os imóveis ficarem prontos, vamos ter surpresas no mercado.
Só estou pensando se o anúncio mágico citado pelo Fábio não está contando inclusive com o reajuste pelo ICC para considerar que o imóvel valorizou 30% no período. Se for assim, fica muito fácil para a construtora, pois com o índice do jeito que está, rendendo durante 2 ou 3 anos (tempo da construção), mais alguma valorização do metro quadrado, vai chegar fácil fácil nos 30% anunciados.
Novamente, obrigado e abraços,
Samuel.
nao consigo entender como alguem paga 400, 500 mil reais pra morar. ta louco
caso nao bata a cabela em algum lugar, quando sair da casa dos meus pais vou morar é de aluguel!
Entendo que esse caso deve ser levado ao Ministério Público, pois trata-se claramente de ludibriar o consumidor.
Isso esta mais para…
HA pegadinha do malandro.
Abç
faltou por a foto do sergio malandro dizendo glu glu…
Tanto gênio falando besteira. A começar o autor do post. Acho que sair acusando desse jeito, tem que pesquisar um pouquinho. 90% aqui é Pedro Alvares Cabral, Sherlock Holmes… descobriram o Brasil. Por isso que poucos ganham muito em cima de muitos, pq 90 % nao consegue enxergar o obvio. Claro que valoriza 30% sobre o valor do imovel, NO MINIMO, e o cara ganha 30% do valor total sim, mesmo investindo apenas 25% do valor total do imovel. AS grandes construtoras dao tiro certo, criam produtos frutos de pesquisa, inteligencia de mercado, que atendem uma necessidade real da regiao. O empreendimento vende todo, esgota, e em varios casos dobra de preço sim, durante a obra. Nao estamos falando de valor de m2 medio de aqui ou acola, estamos falando de produtos modernos, unicos que atendem uma demanda real de mercado, nao estamos falando de media de preco de m2. Uma grande construtora esta lancando um empreendimento de alto nivel que tem uma estrutura espetacular, na vila olimpia em SP. O empreendimento tem uns 30 metros de area mas o condominio tem piscina coberta, academia de ultima geracao e fica no coracao da area nobre de SP e custo “soh” 250/300mil. Sendo que a maioria dos lancamentos por lah sao grandes e na faixa de 1 milhao. E ai? vai calcular metro quadrado? Nao tah comprando tijolo e areia pra calcular metro quadrado. O cara tah comprando beneficio e fez uma escolha: morar bem localizado. Esse eh um exemplo de um empreendimento que valoriza porque eh diferenciado, assim como quase todos das grandes: PDG, Cyrela, Rossi, Gafisa…. Tão duvidando? facam uma pesquisa na sua regiao dos empreendimentos que estao entregando agora das grandes construtoras, vejam o preco de mercado (que as pessoas que compraram estao vendendo – num eh indice sei la o que nao eh preco atual de comercializaco – lei da oferta e da procura etc) e procurem saber quanto custava na primeira tabela de lancamento. Pronto, num precisa ficar mais nesse papo de Sherlock, facam isso, inclusive o autor do post, basta fazer isso pra ver o tamanho da irresponsabilidade de quem acusa sem entender nada do assunto.
Marque a alternativa:
( ) Fernando é corretor e está querendo aprontar a pegadinha do malandro no pessoal que acompanha esse Blog.
( ) Fernando trabalha na PDG e tá com medo de ser mandado embora assim que o bicho pegar.
( ) Fernando comprou 5 apartamentos na planta, mesmo não tendo dinheiro para quitar todos quando o empreendimento for entregue e tá acendendo uma vela para o “Santo Protetor dos Especuladores” para que os imóveis valorizem os 30% até 20(sei lá quando).
( ) Fernando é mal educado e só postou para sacanear o pessoal mesmo.
Pelo visto, o único gênio por aqui é você… deve ser um verdadeiro jenho. :-)
Por essas bandas, respeitamos a opinião contrária (tanto que a publiquei aqui), mas gostamos de respeito a todas as posições, sejam convergentes ou divergentes. De resto, eu tenho pesquisado e muito o mercado imobiliário local antes de escrever o que tenho escrito. E tenho visto muito gato sendo vendido por lebre, e gatos de empresas “respeitadas”, como as que você mencionou. Se nós somos Sherlock Holmes, sua orientação baseada em imóveis que se valorizam porque se valorizam está mais para uma dica típica de inspetor Bugiganga.
Um abraço,
Fábio
Fábio, no mundo dos negócios, não tem dói-dói. Nas empresas que trabalho, a gente desce o pau nas reuniões e em seguida sai pra almoçar junto.
Parabéns por ter publicado a crítica. Apesar das críticas já ter parabenizei em outros tópicos pelas suas iniciativas de trabalho e por difundir a informação. Mais uma vez, por publicar todas as opniões. Isso é seriedade.
Onipião, cada um tem a sua. Mas o que falo não é sem fundamento e em todos os casos estou explicando porque. Sou publicitário, conheço bem praticamente todas as capitais brasileiras, e observo detalhatamente crescimento urbano já há alguns anos.
Única experiência que tive no ramo imobiliário foi comprar um imóvel por exatos R$ 299,900 há dois anos atrás, quando eu tinha pago R$ 45.000 numa poupança forçada, eu repassei ele por R$ 480.000, ganhando líquido R$ 180.000, resultando num capital total de R$ 225.000. Isso em menos de 2 anos. E num estudo aprofundado já comprovei que meu caso não é excessão. E qualquer um aqui pode comprovar, como expliquei anteriormente ninguém aqui é gênio. Basta pesquisar os imóveis que estão entregando agora e os preços que eles foram lançados, e não estou falando do momento explosivo que vivemos, se fizer o levantamento mais atrás, pesquisar quanto foram vendidos os imóveis vendidos em 2002 e vendidos em 2005, verá que a proporção é a mesma – Ressalto, não são todos, são as lideres de mercado. Não existe genialidade, existe fatos.
Mas isso só é possível, porque existe a maioria dos desconfiados, como a gente confirma aqui nesta página. São estes, que fazem o lucro de poucos serem altos. O dia que estes deixarem de serem deconfiados o lucro de poucos vão diminuir e o preço de valorização também. Como eu disse é dessa forma que poucos ganham muito em cima de muitos. Eike Batista que o diga.
Parabéns pela democracia Fábio. Afinal, se todo mundo concordar com você seu blog ficaria sem graça, não é mesmo. Saúde e um forte abraço.
Só pra finalizar, o Sr. está tendo uma interpretação errada do texto e está fazendo uma acusação grave contra uma das maiores empresas do país, e quem acaba induzindo os leitores é o Sr. Está muito claro no texto da empresa, que o valor da valorização é sim do imóvel total, em nenhum momento a empresa diz e garante valorização apenas do valor investido. Não sei de onde o Sr. tirou ou está lendo isso. Está interpretanto completamente errado, fazendo e propagando uma acusasão grave.
No próprio texto, que o Sr. copiou e colou, não está dizendo. Re-copiei e re-colei logo abaixo:
“a) Entende-se por valorização do seu patrimônio, a valorização do imóvel adquirido, no período entre a data de aquisição e a data de entrega da unidade, ou seja, é a variação positiva entre o valor de compra e o valor comercial do imóvel à época da entrega da unidade.”
E muito claro o anúncio da empresa: SE O SEU IMOVEL COMPRADO (se ele já quitado ou ainda em processo de pagamento em qualquer estágio) NÃO ESTIVER VALENDO NO MERCADO 30% A MAIS DE SEU VALOR TOTAL, COMPARADO O VALOR TOTAL DO DIA QUE QUE VOCÊ COMPROU, A EMPRESA DEVOLVE TODAS AS QUANTIAS PAGAS CORRIGIDAS.
Isso tudo vem em contrato, registrado em cartório, por uma empresa que vale quase 10 bilhões de dólares em valor de mercado na bolsa de valores.
O que há de errada nisso? Há de errado sim, na sua acusação difamatória contra a empresa.
O que eu acho engraçado é que praticamente todos leitores, vem no embalo concordando com tud, se sentindo altamente lesado, sem ao menos ler o que está escrito. Uns dizem que é ludibriar o consumidor, outros dizem que é questão do Ministério Público. É impressionante. São estes, os mesmos, críticos ferrenhos de tudo que se faz de boa vontade nesse país. São todos vítimas de teorias da conspiração. São os mesmos que enchem a boca pra dizer que o povo é alienado e ignorante. Os mesmos medrosos e pessimistas (e ignorantes) que dizem, Viva a bolha! São os mesmos que dizem: Viva a ignorancia!, Viva o Bolsa-Esmola! Dúvidam? Leia os comentários de qualquer notícia da Folha de S.Paulo que fala da Dilma, do Lula, de política. Vão passar 50 anos de melhorias nesse país e esse povo ainda não vai dar o braço a torcer. Vão dizer que tudo começou com FHC. Brasil: país da hipocrisia e da falta de bom senso (de uma minoria, graças a Deus).
Bom dia!
Sou do mercado imobiliaria a 6 anos,nesse periodo ja comprei 03 aptos na planta em BH e Contagem ( regiao metropolitana) o 1 vendi a 2 anos atras e tive um lucro de 80% liquido o segundo comprei em Janeiro de 2010 por R$ 75.000,00 paguei R$ 10.000,00 durante a obra ( poupanca ) acabei de vende-lo por R$ 120.000,00 quitei meu saldo devedor junto a CEF me sobrou R$ 58.000,00 – R$ 10.000,00 que paguei durante a obra tive um lucro de R$ 48.800,00 ou seja e o melhor investimento do mundo..Agora teve um ignorante que falou que o corretor recebeu R$ 5.000,00 pela venda do imovel.Caso vc nao saiba o profissional da area que possui o CRECI tem diretio a 6% do Vle do imovel de comissao ou vc acha que ele trabalha de graca??
E como um advogado ele recbe pelo servico prstado..Agora em quanto vc vive no pessimismo eu continuo ganhado dinheiro no mercado imobiliario que pra mim foi a melhor escolha do mundo…
Abracos e boms negocios para as pessoas inteligentes que compram na planta e revendem para os medrosos e pessimistas os imoveis ja prontos e colocam no bolso uma excelente valorizacao!!!
Eduvaldo, claro que o corretor não trabalha de graça, mas o que eu comentei no meu post (se você leu direito) é que em nenhum momento a colega que comprou o apto na planta foi avisada de que a corretagem seria cobrada à parte. Ou seja, ela deu 12 mil de entrada, imaginando que abateria tudo no valor do imóvel. Quase um ano depois ela foi descobrir que apenas 7 mil abateram no imóvel, e os outros 5 mil foram para pagar corretagem. Repito: quando ela assinou o contrato, não ficou esclarecido que seria dessa forma, e ela também não foi cautelosa para ler com calma o que estava assinando.
Eu mesmo também já ganhei um bom dinheiro com imóvel, ganhei 100% de valorização de 2006 a 2009 em uma kit. Em 2010 fiz um péssimo negócio com um flat. Essa mesma colega está tentando ser uma “pessoa inteligente” mas não está encontrando nenhum “medroso e pessimista” para comprar o imóvel dela (faz quase um ano), e conheço outros casos parecidos. Ou seja, é possível ganhar $$ com imóveis, mas essa conversa de que eles se valorizam porque se valorizam e que vai ser isso a vida inteira não é bem assim não. Como qualquer outro investimento, a pessoa tem que ser cautelosa, e vale o ditado: “Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros.”
Samuel, você tem toda razão. Em vários lugares do país a coisa está pipocando em relação à cobrança da comissão de corretagem de quem compra imóvel na planta, o que está sendo considerado ilegal pela justiça, pois tem muita gente entrando com processo. Afinal de contas, o corretor trabaha em nome da construtora, e é dela o dever de pagar a corretagem, e não de quem compra o imóvel.
Os imóveis em determinadas áreas da Z Sul do Rio (Ipanema e Leblon) valorizam ininterruptamente desde a década de 60! :o
Acho óbvio, mas vale comentar:
Quando se trata de investimento, qualquer negócio pode ser bom ou ruim, ou seja, dar lucro ou prejuízo ou ainda andar de lado.
O Brasil está em um momento novo; há uma classe que era excluída e que agora tem dinheiro para o mínimo e há outra classe que já pode gastar com lazer, carro zero, eletroeletrônicos até comprar a casa própria. A prova disso é que tudo anda cheio, os pacotes de viagens acabam, os shoppings lotam, o trânsito pára a toda hora e etc…
E muito disto é graças a oferta de crédito (que agora o governo está segurando um pouco pq o consumo está acima da capacidade produtiva, ou seja, o preço está subindo devido a demanda = inflação).
Neste panorama, o negócio de imóveis está realmente num momento único, principalmente no Rio, onde teremos investimentos totais de 4bi em infraestrutura, valorizando áreas que até agora eram verdadeiros sertões.
Por outro lado, imagine alguém tentar explicar aqui a mecânica do mercado de ações, os motivos da variação de preços e etc…e ainda dos custos de administração dos fundos, comissões de corretoras de valores e txs da CVM; fica fácil dizer que é um pega bobo, que vc paga comissão na ida e na volta, com lucro ou não e se for aciama de 20mil ainda tem IR, tudo isto sem garantia nenhuma de valorização e ainda correndo o risco de manipulação (como no caso Naji Nahas e Varig), ou seja, só ganha dinheiro quem for da panelinha; Sabemos que não é assim.
Quero dizer com isso que O IMPORTANTE É ANALISAR, ESTUDAR, PESQUISAR E APOSTAR NAS SUAS ESCOLHAS, pois investimento envolve risco que por sua vez é diretamente proporcional ao lucro.
ESPECIALMENTE NESTE MOMENTO QUE ESTAMOS E PRINCIPALMENTE NO RJ, INVESTIR EM IMÓVEIS NA REGIÃO DA VILA OLIMPICA É LUCRO GARANTIDO.
AS CONSTRUTORAS TEM EXPERTISE DE CONSTRUIR, OS BANCOS DE GARANTIR O FLUXO DE CAIXA, MAS A COISA SÓ VIRA SE TIVER CLIENTE PARA COMPRAR, POR ISSO A CONSTRUTORA NÃO ESPERA FICAR PRONTO PARA COMEÇAR A VENDER, POIS O UNIVERSO DE PESSOAS COM DINHEIRO PARA PAGAR TUDO OU FINANCIAR PARTE É BEM MENOR QUE O DE PAGAR POUCO, EM MÉDIA 30% DO TOTAL, ATÉ AS CHAVES. DEPOIS DE PRONTO O IMÓVEL TEM CUSTO DE CONDOMÍNIO, IPTU, MANUTENÇÃO E ETC…e não é o negócio da construtora nem do banco administrar condomínio; bom, era isso.
Em relação aos contratos, ao valor da entrada considerada ser diferente do valor pago inicialmente, bem, me parece com aquele caso do cara que vai comprar um carro e o vendedor diz que a parcela é de R$750,00 e ele fica super feliz, mas quando alguém mostra para ele que na HP a taxa de juros que ele achou que era 1,2% dá 1,8% ele fica com raiva e culpa os outros.
Desculpe-me, mas só nós mesmos temos interesse de conferir as contas e custos combinados em nossas compras/contratos e tenha certeza que sempre haverá explicação quando vc perceber alguma diferença, e até compensações, mas na maioria das vezes ninguém confere nada, por preguiça ou por não saber fazer as contas.
Conferir pessoalmente as contas é uma das atitudes dos que ficaram ricos; li isso num livro.
ABRAÇO A TODOS,
PAULO
Tenho uma teoria sobre essa propaganda da PDG.
Se ela devolve 30% dos que a pessoa investiu, então a propaganda é real, não há truque.
Se não há truque, o que há?
- Suposição: Há bolha imobiliária no país. (suposição ou constatação óbvia?)
Ora, quantas pessoas irão pagar o imóvel a vista ?
Resposta: zero pessoas, ou vá lá, algum desavisado.
Assim, eles (PDG) estão vendendo um imóvel por um preço irreal, muito acima do que deveria (o preço é disfarçado de preço de mercado, mas que obviamente não é, pois as corretoras estão segurando os preços altos, pois a demanda real já desabou.)
Ora, quem vai pagar pelos imóveis???????????????
eu e você, sob o nome de CAIXA ECONOMICA FEDERAL
Assim, a caixa paga HOJE a grana do imóvel a PDG e cria uma dívida para o comprador. Repare que a PDG já levou a grana e vai salvar os clientes com uma merrequinha, enquanto a CAIXA engole todo o prejuízo.
A festa está no final, o alcool está acabando.
São os últimos refugos da bolha.
O risco moral criado pelo governo está chegando.
As empresas de construção estão já desovando os últimos estoques para a compradora fiel CAIXA ECONOMICA FEDERAL.
Vendas caindo e lançamentos aumentando. Algo errado ?
Abs!
obs: compre EURO. Não sei se é a melhor saída, mas deve ser melhor que o dólar.
E para quem não crê em valorização de 30% durante a obra, ou seja, normalmente um prazo de 36 meses, saibam que o mercado imobiliário de Brasilia valoriza de 15 a 25% por ano imóvel na planta e 10 a 20% por ano, imóvel pronto. Ou seja, será que em 3 anos não alcança os 30%? É claro que é previsão, mas a chance é bem grande. Notem, não trabalho pra essa construtora, mas acompanho, invisto e compreendo o mercado de imóveis de Brasilia. Não comprei lá, pois meu foco é outra região, mas se tivesse o capital hoje, compraria.
Savio,
Em muitas regiões da cidade, dependendo da categoria do imóvel, os rendimentos foram inferiores a 10% ao ano, em 2010. Conheço inclusive o caso de pessoas que investiram em Águas Claras há algunas anos e agora não estão conseguindo vender sequer pelo preço de compra. Não dá pra achar que todo ano o imóvel na planta se valorizará de 15% a 25% ao ano.
Sávio, onde vc está vendo esta valorização toda em Brasília? Tenho um exemplo fresquinho para você. Apartamento de 1 quarto ent
regue no início do ano, zerado, bom acabamento, perto do metrô, aqui em Aguas Claras. Preço de venda: R$ 4.500 o metro quadrado.
Lançamento da EBM: R$ 6.500 o metro. Se no lançamento já está bem mais caro do que os imóveis zero km, se tiver a valorização de 30% até a entrega, quem irá comprá-lo?
Outro detalhe que ninguém conta, durante a obra, o saldo devedor sobe uns 20%, o comprador paga a corretagem, e nesta, o seu lucro de comprador na planta, vai ralo abaixo.
Muita gente ganhou dinheiro entre 2008 e 2011, mas agora o negócio está esfriando.
A valorização depende muito da localização do imóvel. Depende da lei de mercado… oferta e demanda.
Quanto mais imóveis ofertados menor o lucro do investimento. Tenho dito.
Existem muitos aventureiros com nome de investidor e as construtoras aproveitam dessa ilusão.
O investidor tem lastro para honrar a parcela de chaves, se não vender aluga e espera o melhor momento para tirar proveito da valorização. O aventureiro não tem lastro e se desespera para vender o imóvel… o aventureiro faz o valor do seu imóvel cair, ele vende por um valor bem inferior e as vezes entrega sem ganhar absolutamente nada e é nessa hora que nós os investidores aproveitamos a oportunidade para comprar galinhas mortas.
É engraçado como os comentários aqui são praticamente iguais aos comentários que se liam nos blogs que tratavam de bolsa de valores naquele tempo em que o Ibovespa só subia (2003-2008).
E a conta chegou… Ibovespa está, 3 anos depois, abaixo dos melhores meses de 2008…
E ainda tem as despesas com a corretagem. Para quem ainda não sabe, há muitas empresas em Brasília, como a Lopes Royal, que cobra a corretagem do comprador. Você acha que está pagando o sinal, mas está pagando uma parte como corretagem. E isto é ilegal, já tem decisões no Rio de Janeiro e o Ministério Público de alguns estados já está agindo para coibir esta prática ilegal. Valorização garantida? Não caia nesta! Se o negócio fosse tão bom assim, o imóvel só seria vendido depois de pronto, e não no lançamento.
Parabéns pela matéria. Sou investidora e até agora ainda não tive nenhum dissabor com os imóvel que comprei e vendi em Brasília. O meu 1º foi em Águas Claras onde comprei no lançamento e revendi próximo da entrega e ganhei 50% do valor investido – foi o pior negócio que fiz.
Ai fiquei animada e comprei outro na planta, mas dessa vez no Lago Norte e até a entrega da chaves tive uma valorização de 300%… foi o auge! Logo em seguida comprei outro imóvel no ParkSul onde paguei até a revenda do ágio R$ 60.000 e revendi por R$ 160.000,00. Deixo aqui meu depoimento como compradora e sei que hoje o mercado de imóveis mudou, mas a valorização é certa, segura e garantida.
Espero que minha opinião seja respeitada!
Obrigada.
Sua opinião sempre será respeitada nesse blog. O princípio da liberdade de expressão é garantido!
Zelande, acredito em você e creio que muita gente ganhou e ainda ganha dinheiro com isto. E creio que vivemos, atualmente, uma fase de superoferta de imóveis, com preços não acessíveis a quem pretende comprar. E daí vivemos uma fase de risco para tais negócios, o que exige maior perspicácia, cuidados, e também sorte, de quem compra para revender na entrega ou próximo dela.
Boa sorte em seus negócios.